Star Trek é um dos maiores fenômenos da ficção científica, tendo dado origem a diversos seriados e filmes, além de ter eternizado vários ícones famosos na cultura pop. Só que, além disso, Star Trek também foi responsável por prever recursos tecnológicos que somente viriam a ser inventados várias décadas depois.

Tecnologias que usamos, hoje, no cotidiano, já eram previstas cerca de 30 anos atrás, durante a primeira exibição da série. São gadgets que podem parecer triviais, mas que não existiam na época em que as aventuras do capitão Kirk apareciam na TV. 

Conheça, a seguir, 5 exemplos de avanço da tecnologia que foram previstos por Star Trek:

1. Telefones celulares

Um dos casos mais famosos de avanço da tecnologia vindos de Star Trek é algo que já se tornou parte do cotidiano há algum tempo: os telefones celulares. A inspiração para eles veio dos comunicadores usados pelos personagens, que estabelecem vínculos entre a nave e quem está fora dela.

Não se trata de uma coincidência: Martin Cooper, inventor do celular, já confirmou que a inspiração para os aparelhos veio de Star Trek.

2. Tablets

Em diversos episódios de Star Trek, é possível notar o uso dos PADD, pequenos tablets capazes de reunir diversas informações importantes para a tripulação. Esse conceito surgiu várias décadas antes desse avanço da tecnologia aparecer em nosso mundo real.

Os tablets tornaram-se populares após o lançamento do iPad, da marca Apple, que, além de trazer basicamente a mesma ideia, possui um nome bem similar ao PADD. Ambos possuem como principal vantagem a portabilidade e o acesso fácil aos dados buscados.

3. Portas automáticas

Bastante comuns em diversos tipos de estabelecimentos, as portas automáticas já eram uma realidade no universo futurista de Star Trek. Todas as entradas e saídas abriam conforme o personagem se aproximava.

Recentemente, cada vez mais tecnologia vem sendo empregada nesses sistemas para conseguirem utilizar inteligência artificial que prevê com eficiência as situações em que o usuário quer realmente passar, diminuindo a incidência de aberturas acidentais.

4. Assistentes pessoais

Nomes como Siri, Google Now, Cortana e Alexa, que hoje fazem parte do cotidiano, se parecem bastante com o sistema de navegação de bordo da USS Enterprise.

Assim como a versão fictícia, esses gadgets são capazes de entender comandos de voz dos usuários e executar ações. Os atuais assistentes pessoais estão presentes não só em smartphones, como também em computadores.

5. Comunicação via vídeo

Aplicativos como o Skype e o FaceTime baseiam-se no conceito de ver o rosto de quem está interagindo com você, como se fosse um telefone com imagem. Graças à melhoria da qualidade de transmissão, esse recurso está disponível tanto em computadores quanto em celulares.

Esse avanço da tecnologia já existia em Star Trek, conforme é possível ver em várias cenas em que há comunicação interplanetária.

Esses exemplos mostram como a ficção científica rotineiramente serve como inspiração para o avanço da tecnologia. O caminho para a inovação pode buscar suas referências em diversas fontes diferentes, já que o mais importante é resolver problemas do dia a dia e oferecer facilidades cada vez maiores às pessoas.

Gostou desse artigo? Então fique por dentro de todas as novidades a partir da sua caixa de entrada: cadastre o seu e-mail e comece a receber a nossa newsletter! Até a próxima!