Você já ouviu falar em engajamento do funcionário? Em inglês, employee engagement, é uma tendência que tem dominado os escritórios ao redor do mundo. E não é de se surpreender: pesquisas como a coordenada pelo Hay Group indicam que funcionários engajados têm a capacidade de melhorar os negócios em até 30%!

Mas por que estamos falando nisso em um artigo sobre comunicação interna? É que ela é o principal recurso que sua empresa tem para promover esse engajamento, que pode trazer tão excelentes resultados.

Para entender mais sobre o assunto, vamos mostrar 5 motivos para você investir em comunicação interna e ter uma equipe altamente motivada. Confira!

1. Garante clareza e agilidade para as mensagens

Notícias são acessíveis a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio de nossos smartphones. Essa situação intimidante deixa claro que é preciso combinar velocidade e informação. Organizações precisam possuir canais rápidos, interativos e dinâmicos para implementar transparência e adquirir confiança.

Contudo, é preciso se preocupar tanto com a clareza e agilidade da comunicação interna quanto com a segurança das informações transmitidas. Por isso, aposte na tecnologia e na mobilidade se quiser ter controle das mensagens.

2. Ajuda seus colaboradores a trabalharem melhor

Todo mundo já teve um emprego em que as informações simplesmente não circulavam. Cada demanda vinha acompanhada de uma longa corrente de e-mails e, poucas vezes, tinha um objetivo bem definido.

Uma boa comunicação interna contorna essa situação, evita retrabalhos e torna seu pessoal ainda mais produtivo.

3. Melhora o clima organizacional e retém talentos

Existem dois pontos em que a comunicação interna ajuda a melhorar seu ambiente de trabalho. Ela diminui as taxas de rotatividade e aumenta a atração de talentos.

Uma boa comunicação interna oferece feedbacks constantes e serve para aumentar o engajamento dos funcionários. Estes, quanto mais satisfeitos estiverem, menos chances têm de deixar sua empresa.

Colaboradores envolvidos são a melhor propaganda que sua companhia pode fazer na hora de atrair novos talentos, que trazem vantagens competitivas em um mercado altamente concorrido.

4. Auxilia na gestão de crises

Comunicação oportuna e cuidadosa é fundamental para dominar crises internas e externas. A forma como funcionários e terceiros veem um incidente é um fator importante para saber se ele se tornará um real problema.

Todavia, esses momentos ocorrem quando gestores tendem a descuidar da comunicação interna. Por isso, mantenha sempre canais eficientes, para ajudá-lo a orientar a percepção que as pessoas têm em quaisquer situações, em especial na gestão de crises.

5. Promove a satisfação dos clientes com uma boa comunicação interna

Para obter clientes satisfeitos, sua marca precisa cumprir as promessas que faz. Mas como gestores podem se certificar disso? Com uma comunicação interna eficiente, principalmente nos setores de vendas e relacionamento com o consumidor.

Objetivos bem comunicados, pessoal bem treinado e motivado são as principais maneiras de melhorar a percepção do cliente. Por conseguinte, esses recursos demonstram que sua empresa entrega o que promete. Afinal, grandes marcas são construídas de dentro para fora, e a comunicação interna é essencial para a eficácia desse processo.

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