Adotar softwares de gestão para auxiliar no planejamento e controle da empresa abre caminho para a automatização das tarefas.

Nesse processo, o gestor poderá reduzir o índice de falhas humanas, economizar tempo, aumentar a visão sobre o negócio, agregar maior eficiência operacional e gerencial, ter o potencial estratégico aumentado e desenvolver uma vantagem competitiva forte.

Graças aos avanços das tecnologias de internet, hoje, existe uma grande diversidade dessas ferramentas disponíveis online. Independentemente do segmento de atuação ou do departamento da empresa, sempre haverá uma oportunidade.

Para ajudar, listamos abaixo alguns dos principais softwares de gestão existentes. Confira!

1. Plano de Negócios do SEBRAE

O plano de negócios é uma estratégia que contribui para a redução do índice de falência das empresas e deve ser reavaliado periodicamente para garantir a força competitiva.

Se você está planejando abrir uma empresa ou deseja impulsionar o crescimento do negócio, o Plano de Negócios disponível no site do SEBRAE será fundamental.

Além de ser totalmente gratuito, o software oferece ferramentas para demonstrar a viabilidade da sua ideia.

2. Google Analytics

Ter presença online é quase uma obrigação para qualquer negócio. No entanto, é preciso adotar estratégias para aproveitar as melhores oportunidades e ter bons resultados.

Algumas dessas estratégias são o monitoramento do fluxo de visitas e as atividades executadas pelos usuários nas páginas da empresa. Para fazer isso, um dos softwares de gestão mais completos é o Google Analytics.

Essa ferramenta é totalmente gratuita e pode gerar relatórios com estatísticas de desempenho do site em geral. Administrar uma campanha de publicidade pode ser bem mais fácil e divertido com ela.

3. Conta Azul

A gestão financeira representa um grande desafio, independente do tamanho da empresa ou do segmento em que atua. Por isso, é bom contar com ferramentas que auxiliem nesse processo para tornar a tarefa menos trabalhosa e mais eficiente.

Entre os softwares de gestão existentes, o da Conta Azul é um dos mais completos nessa área. Algumas das principais funcionalidades oferecidas são:

  • Elaboração de um fluxo de caixa mais eficiente;
  • Geração de relatórios com dados precisos melhorando a análise gerencial;
  • Controle das contas bancárias da empresa de forma integrada.

O site disponibiliza a ferramenta para testes gratuitos e, caso o usuário tenha interesse em continuar a usá-la, deve assinar um plano mensal. O valor é bastante acessível considerando as funcionalidades que o programa oferece.

4. Pagar.me

A maioria das empresas tem as vendas como principal meio de geração de receitas e oferecer uma grande diversidade de formas de pagamento pode contribuir para o aumento das negociações.

Nesse cenário, o site pagar.me disponibiliza uma plataforma em que as empresas podem receber pagamentos online.

Essa ferramenta não é gratuita, mas os benefícios entregues fazem com que o seu uso seja indispensável. Os planos também são muito acessíveis e adequados às necessidades de cada negócio em particular.

5. Runrun.it

Toda empresa é organizada por processos. O problema é que muitos gestores não possuem um controle realmente satisfatório das atividades que estão sendo desenvolvidas.

Para resolver isso, a empresa pode contar com um dos softwares de gestão voltados para o gerenciamento de tarefas.

Entre as principais funcionalidades oferecida estão:

  • Verificar qual tarefa está sendo desenvolvida por cada profissional; 
  • Monitorar o status de cada tarefa em tempo real;
  • Respeito à hierarquia da empresa dentro do sistema.

O site disponibiliza uma versão grátis para testes, em que até cinco usuários podem utilizar a plataforma simultaneamente. A versão paga é mais completa e o valor é atrativo, considerando as vantagens que ela proporciona.

Esses softwares de gestão realmente oferecem ótimas ferramentas de auxílio para os gestores, mas nada melhor do que ter um aplicativo próprio, único e que possa integrar as operações de todos os departamentos nele.

O desenvolvimento de um aplicativo personalizado para atender exatamente as necessidades que o seu negócio possui pode ser mais vantajoso e barato.

E aí, gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e receba mais ideias interessantes!