Você já teve a sensação de que o dia precisaria ter mais do que 24 horas? Fique tranquilo, pois esse sentimento não é exclusividade sua! A grande maioria das pessoas se sente sufocada, assumindo mais compromissos do que pode cumprir. Mas como fazer para otimizar o tempo, cumprir todas as tarefas do dia e ainda descansar?

Atualmente, a gestão do tempo é um tema tão importante que já existem aplicativos capazes de auxiliar as pessoas a aproveitar todas as horas do dia de uma maneira produtiva. Para ajudar você com isso, no post de hoje, apresentamos 6 dicas práticas e eficientes para você otimizar o seu tempo e se tornar ainda mais produtivo. Vamos lá?

1. Faça uma lista de tarefas

Parece bobagem, mas quando você pega todas as suas tarefas e coloca no papel, em uma planilha ou em um aplicativo, tem a noção exata de quantos compromissos assumiu. É aí que você percebe que não vai conseguir cumprir todos eles até o final do dia e, além disso, quais são as demandas mais importantes.

Se você conseguir criar o hábito de planejar cada dia, vai perceber que conseguirá um rendimento muito melhor. Experimente fazer isso por uma semana: anote tudo o que vai fazer no dia seguinte e, à medida que você for eliminando cada tarefa, corte-a da lista. Com isso, você conseguirá ir se ajustando para os dias seguintes e tornar-se mais produtivo e assertivo.

2. Cuidado com as distrações

Em um mundo com tanta tecnologia, tantos sites, tantas informações, é muito fácil se distrair. É só um colega mandar um vídeo com uma palestra de 20 minutos e pronto, o estrago está feito!

Portanto, crie o hábito de deixar para depois tudo aquilo que não está na sua lista de tarefas. Obviamente, existem assuntos urgentes. Mas se for a palestra do exemplo, por que não deixar para assistir quando chegar em casa, depois do trabalho?

3. Tenha um foco bem definido

Quando você tem um objetivo a perseguir, a divisão das atividades do seu dia fica mais clara e, consequentemente, você consegue aproveitar melhor as horas. Seu foco pode ser conseguir uma promoção no trabalho ou promover alguém da sua equipe, ou mesmo tirar férias em um determinado mês.

4. Delegue tarefas

É comum que gestores de equipes tenham a tendência de acumular muito mais trabalho do que o necessário, enquanto seus comandados ficam subaproveitados. Então, que tal fazer uma revisão nas suas tarefas e ver quais podem ser exercidas pelo seu time?

Leve em consideração o perfil de cada um e a quantidade de atividades que eles já têm nos seus dias. Fazendo uma delegação bem feita, seu dia vai render bem mais.

5. Saiba dizer não

Quando você está mergulhado na rotina da empresa, acaba assumindo mais compromissos do que pode. Até mesmo quando se fala em atividades com a família e amigos! Portanto, priorize aquilo que você realmente quer ou precisa fazer, e não fique acanhado ao negar atividades secundárias. Sua agenda vai agradecer.

6. Durma mais cedo

Parece loucura falar em dormir mais cedo e ter mais tempo, não é? Mas é isso mesmo que acontece. Quando você dorme mais cedo, também acorda mais cedo e tem mais energia para aproveitar melhor o seu dia. O cansaço acaba trazendo a preguiça e as distrações e, com isso, o trabalho vai só atrasando. Dormir mais cedo vai fazer com que você passe o dia mais disposto a cumprir suas tarefas.

E então, pronto para colocar nossas dicas para otimizar o tempo em prática? Tem outras sugestões ou dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e participe da conversa!