A tecnologia não serve apenas para entretenimento ou passatempo. Pelo contrário: quando pensada como uma aliada, ela pode otimizar tanto seu aprendizado quanto seu aprofundamento em assuntos e conteúdos sobre os quais você tem se dedicado.

Um bom exemplo de como fazer isso é por meio dos aplicativos educativos. Por essa razão, preparamos uma lista com 7 exemplos deles para você não perder tempo e instalá-los agora em seu smartphone, seja ela Android ou iOS. Acompanhe!

1. Knowbook

O primeiro da nossa seleção de aplicativos educativos é o KnowBook, uma rede social colaborativa com o intuito de ajudar seus usuários a alcançar a aprovação no Enem, em vestibulares e em concursos.

Para isso, você pode montar grupos de estudo online, assistir videoaulas, baixar ebooks e compartilhar conteúdo com outras pessoas.

2. SouGenius

O SouGenius disponibiliza videoaulas, que podem ser assistidas com ou sem acesso à internet, de cursos que vão lhe estimular a desenvolver uma leitura dinâmica, criar mapas mentais, aumentar a capacidade de memorização e concentração e muitos mais.

Outra característica é que ele dispõe de mensagens motivadoras baseadas no conceito de coaching para estimular o seu crescimento e desenvolvimento a cada dia.

3. AppProva

O AppProva, por sua vez, funciona como um preparatório para o Enem e vestibulares com simulados, provas de universidades e questões selecionadas totalmente gratuitas onde você pode testar seus conhecimentos e, de quebra, conferir a correção em tempo real para descobrir seus pontos fortes e fracos.

Você ainda conta com um cronômetro de desempenho e um comparativo de resultados com outros usuários do aplicativo em todo o país, além de poder decidir entre responder questões de todas as áreas ou focar em estudos específicos.

4. Edmodo

Outro app que não poderia faltar nessa lista é o Edmodo, uma sala de aula estendida onde professores estão conectados para criar grupos com estudantes para debater matérias, compartilhar material audiovisual e proporcionar conversas.

Muitas vezes, tais conversas se convertem em debates em cima de dúvidas que promovam uma abordagem não apenas mais ampla sobre determinado conteúdo, mas principalmente mais crítica sobre seus impactos e origens.

5. Carta Celeste

Já para os apaixonados por assuntos que envolvem astronomia, o Carta Celeste é um prato cheio.

Isso porque você pode apontá-lo para o céu à noite e acompanhar por meio de gráficos 3D as informações e curiosidades sobre estrelas, planetas, constelações, satélites, meteoros e muito mais.

Além disso, ele conta com o modo realidade aumentada, que contribui para deixar a experiência do seu aprendizado muito mais intensa.

6. MapMaster

Gosta de geografia? Então você vai adorar o MapMaster, um dos aplicativos educativos que não podem faltar no seu celular.

Ele é um jogo interativo no qual você pode disputar seu nível de conhecimento com até outros 10 jogadores, que podem ser seus amigos ou mesmo familiares.

Entre as questões, estão assuntos sobre as capitais de diversas nações, lugares famosos e a localização de estados, países e até mesmo montanhas e lagos famosos.

7. CueBrain

Por último, mas não menos importante, há o CueBrain, um quiz disponibilizado como app que o ajuda a aprender novos idiomas e, ao mesmo tempo, desenvolver suas habilidades enquanto se diverte.

Ele conta com diferentes idiomas e exercícios para você expandir o vocabulário, assimilar questões sobre gramática e aprender a contextualizar suas ideias com fluidez e praticidade em suas viagens.

Gostou das nossas sugestões de aplicativos educativos? Então escolha os seus favoritos e baixe-os já! Aproveite e não deixe de assinar a nossa newsletter para outras dicas de apps e muito mais!