Uma das principais tendências para os próximos anos em TI é a adoção de soluções e aplicativos mobile no segmento corporativo. Como usuários de smartphones e tablets, todos nós conhecemos bem os benefícios que alguns apps trazem para nosso uso pessoal, seja para nos distrair (jogos), acessar e-mails e redes sociais, otimizar uma tarefa simples como anotar uma ideia (Evernote) ou pesquisar um endereço (Google maps ou Mapas do iOS). Mas além de usuários, somos também empresários, executivos, trabalhadores em diversas áreas e segmentos. E aí cabe a pergunta: como a mobilidade poderia nos ajudar nas atividades de trabalho dentro das empresas? Como empresário, diretor, executivo, por onde devo começar?

Mobilidade vs Processos

Bem, a alguns anos li um artigo chamado “Processo, que Processo?”, escrito por José Ernesto Lima Gonçalves, professor da FGV. Neste artigo, José Ernesto aborda o conceito de que empresas são um grande conjunto de processos interligados, visando ao final sempre gerar maior valor ao cliente e seus acionistas. Estes processos podem ser internos (dentro da empresa), externos (em contato com seus clientes) ou de apoio (a processos internos e externos). Conforme o segmento onde a empresa atua, ela pode ter 30, 150, 300 ou 1.000 processos identificados, e independente de seu tipo ou origem, eles devem ser mapeados, diagnosticados e aprimorados para orientá-los aos objetivos estratégicos da empresa. Mas o que processos tem a ver com mobilidade? Tudo!

A mobilidade no ambiente empresarial pode apoiar a empresa em 3 desafios: 1) melhorando a eficiência operacional, criando aplicativos para uso de sua força de trabalho, 2) criando soluções para seu público-alvo (clientes / parceiros / fornecedores / consumidores), como venda de serviços, suporte ou canais de contato, ou 3) engajando seu público alvo com ações de comunicação e reforço de marca, através de dispositivos móveis. Todos estes desafios podem ser “quebrados” em processos de negócio, onde a mobilidade passa a ser um agente fundamental. Por exemplo, equipar a força de vendas com soluções mobile que emitem pedidos em smartphones e tablets na frente do cliente melhoram a eficiência operacional da empresa, pois seus vendedores podem encurtar o ciclo de vendas (desde o pedido até o faturamento) de alguns dias para algumas horas ou minutos. Criar um aplicativo para ofereça aos seus clientes um canal de suporte, uma oferta de serviços ou mesmo acesso às informações de sua conta otimiza o seu processo de atendimento, criando um canal inovador para seu público conectar-se a sua empresa. Desenvolver uma simples versão mobile de seu site dá ao seus clientes e prospects uma experiência de acesso às informações de sua empresa através de dispositivos móveis que denotam preocupação e cuidado com seu público-alvo.

Citei estes 3 exemplos simples apenas para ilustrar o conceito de que apps podem se transformar em versões digitais de alguns processos de negócio das empresas. A uma mudança de paradigma em vigência, o mundo hoje exige constante movimento. Sua equipe precisa visitar seus clientes, prestar serviços em diversos locais, viajar, alinhar parcerias, se deslocar. E seus clientes também estão em movimento constante. E o único device que está sempre junto a eles é o smartphone (ou tablet), conectado e pronto para uma rápida resposta. Se as empresas olharem seus negócios com o viés da mobilidade, certamente identificarão diversos outros processos que poderiam ser otimizados com um simples app, seja para atender sua força de trabalho ou atingir seu público alvo.

Em resumo, respondendo a pergunta tema deste post: comece pelos processos de negócio que hoje são críticos na sua empresa, e analise-os com o “mind-set” da mobilidade. Imagine quais processos de negócio, atividades, serviços ou funções seriam fundamentais realizar de forma ágil e simples, principalmente quando seu colaborador ou cliente tem apenas o smartphone ou um tablet em mãos. Pense sempre como uma solução mobile pode melhorar este processo e seu negócio. Uma vez identificada esta necessidade , comece com uma solução (app) simples, que lhe permita ter um ganho significativo de produtividade ou valor com baixo investimento. E aprimore para otimizá-lo mais, gradativamente.

Mas principalmente, comece logo, senão seu concorrente sairá na frente!