As novas tecnologias e o acesso à internet cada vez mais difundido entre os consumidores trouxeram inovações para os empreendedores. Esse cenário abriu possibilidades, oferecendo custos reduzidos de investimento, menor necessidade de infraestrutura e grande velocidade de negócios.

Continue acompanhando este post e conheça as 5 principais tendências do empreendedorismo digital que se destacam no mercado e prepare-se para explorar esse terreno promissor!

Realidade aumentada

O que poderia soar fantasioso ou futurista até há pouco tempo, tornou-se realidade e conquistou o mundo. Um exemplo: milhares de pessoas que não têm muito conhecimento em tecnologia hoje sabem o que é realidade aumentada após o sucesso do jogo Pokémon GO. Mas as possibilidades da projeção de elementos virtuais no mundo físico têm outras diversas aplicações a serem exploradas.

No varejo, lojas podem criar aplicativos com recursos de realidade aumentada, que o usuário ativa para “caçar” cupons de desconto ou informações sobre seus produtos e serviços.

Já no ambiente corporativo, um app para a manutenção de peças ou operação de equipamentos poderia ser desenvolvido. Em vez de carregar um livro com instruções, o usuário utilizaria o smartphone habilitado e receberia o passo a passo para realizar a operação.

Big data

O big data é uma das tendências de empreendedorismo digital com maior perspectiva de geração de negócios. A partir da amplitude e complexidade de dados armazenados, é possível realizar o monitoramento do ciclo de relacionamento dos seus clientes e pensar em estratégias que ajudem a oferecer o melhor produto ou serviço.

Quer sair à frente da concorrência? Aposte no processo de data mining! Ele ajuda a separar o que pode ser útil ou não dentro da grande quantidade de dados obtida, colhendo resultados que ajudam a aplicar as soluções em big data à realidade dos negócios.

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdo para sites e redes sociais é uma grande oportunidade de se destacar no empreendedorismo digital. Essa ação não somente garante a obtenção de um grande volume de informações relevantes para o seu negócio, como também ajuda a sua marca a se posicionar no ambiente digital.

É importante que o seu negócio esteja presente nesses canais para que você consiga criar uma maior interação com os clientes, oferecendo a eles uma experiência positiva.

Use as informações obtidas nas análises de big data e business intelligence para descobrir o perfil do seu consumidor e qual o planejamento de conteúdo mais adequado. Pesquisas em tecnologia têm apontado os conteúdos em formato de vídeo como a grande aposta para os próximos anos.

Omni-channel

Outra grande novidade surgida graças à internet é o varejo multicanal. Nos dias de hoje, é possível que o cliente utilize canais virtuais e físicos para a realização de um negócio. Por isso, é importante pensar em como oferecer a melhor integração entre esses canais para que a experiência de compra do consumidor seja a melhor possível.

Aplicativos para mobile

Atualmente, o uso da internet é feito principalmente nos dispositivos mobile, inclusive no acesso domiciliar. Esse fato, inclusive, fez com que os critérios utilizados para o ranqueamento de sites em mecanismos de buscas fossem modificados. Se você quer entrar com tudo no empreendedorismo digital, é preciso criar, desde já, formatos para serem acessados via tables e smartphones. 

 

Gostou deste post? Então siga a gente no LinkedIn, Facebook e Twitter para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia!