A criação de aplicativos é um processo complexo, mas que, quando bem executado, pode resultar em um app de alta performance. E, para que esse objetivo seja atingido facilmente, o desenvolvedor deve adotar uma série de estratégias. Em conjunto, elas ampliam o engajamento de usuários e tornam o app mais seguro e confiável.

Quer conhecer as principais? Então veja esta lista com 4 fatores que influenciam na criação de aplicativos de sucesso:

Integração com redes sociais

A possibilidade de integrar aplicativos com redes sociais aumentou drasticamente o leque de possibilidades disponíveis para desenvolvedores. Ser capaz de enviar conteúdos rapidamente para um site externo é, inclusive, apontado como um dos fatores que auxiliou na expansão de redes como o Instagram, que até hoje possuem um foco forte nos seus aplicativos móveis.

Portanto, crie uma estratégia para incentivar os seus usuários a enviarem conteúdos do seu aplicativo para outras plataformas. Em jogos, por exemplo, alertas podem ser exibidos ao final de cada etapa ou após um record ser quebrado para que a conquista seja compartilhada no Twitter ou no Facebook. Isso estimula o engajamento do usuário e a divulgação orgânica do app.

As redes sociais também são utilizadas para cadastro rápido de novos usuários. Por meio de APIs, o developer consegue coletar informações como foto, nome, idade e e-mail de sites como Facebook, Google+ e Twitter. Isso reduz o tempo necessário para um pessoa fazer cadastro em um aplicativo e torna esse processo mais conveniente e simples.

Linguagem voltada para o público-alvo

A linguagem do app deve sempre estar adaptada ao seu público-alvo. Um aplicativo corporativo, por exemplo, deve ter um foco na formalidade. Já jogos e serviços para o público infanto-juvenil possuem mais liberdade para implementar palavras e expressões leves e divertidas.

Vale destacar, também, que todas as mensagens devem estar sem erros de ortografia nem de gramática. Trabalhe para que alertas e notificações sejam objetivos e claros, evitando que parte da mensagem exibida ao usuário seja cortada em função do tamanho da tela do aparelho.

Layout inteligente

O layout é um dos principais fatores relacionados a fidelização de usuários. Justamente por isso, durante a criação de um aplicativo, a etapa de definição do design é considerada uma das mais importantes.

Ao abrir um app, a pessoa deve ser capaz de encontrar o que busca rapidamente e com alguns cliques. Portanto, trabalhe para que a aplicação foque nos conteúdos mais importantes. Além disso, introduza funções que facilitem o filtro de funções para as usadas frequentemente, tornando o app mobile mais conveniente para o usuário.

Segurança de ponta

Apesar de sistemas como o iOS já serem seguros nativamente, é fundamental que o desenvolvedor esteja atento a boas práticas de desenvolvimento, que tornem o app mais confiável e protegido contra falhas de segurança. Nesse sentido, durante a criação de aplicativos, uma série de medidas devem ser adotadas para garantir a privacidade do usuário.

Comunicações entre o app e servidores web, por exemplo, precisam ser executadas com conexões criptografadas. Se necessário, um serviço de autenticação de 2 passos pode ser adicionado. Além disso, dê ao usuário a possibilidade de bloquear o aplicativo com a sua digital ou uma senha sempre que julgar necessário.

O que você achou das nossas dicas para criar aplicativos de sucesso? Gostou e quer receber outras? Então assine a nossa newsletter agora!