Idealizar uma empresa de sucesso é sempre um desafio para todos os potenciais empreendedores. É fundamental entender que se pode pensar em crescer sem aproveitar todas as oportunidades que seu negócio oferece. As ideias empreendedoras estão aí, e cabe a você, lapidá-las e colocá-las em prática.

Reunimos algumas dicas de como aumentar as oportunidades de negócios com ideias empreendedoras. Aproveite as dicas e mãos à obra!

Crie novas oportunidades de negócio dentro de casa

A sua primeira oportunidade de negócios está dentro de casa. Sua ideia vai gerar mais negócios entre sua carteira de clientes e pode aumentar seu ticket médio? A melhor forma de analisar isso é interagindo com seus clientes: faça pesquisas para mensurar a aceitação dessa nova ideia.

Portanto, avalie seu portfólio de produtos e serviços e pense o que você pode oferecer que esteja na linha do que já produz. Assim, oferecendo soluções mais completas a seus clientes, você atende necessidades que hoje, a concorrência pode estar aproveitando.

Conquiste mais clientes

Uma outra função das ideias empreendedoras é conquistar mais clientes. Se algo que você tem em mente já se mostrou, sob análise, viável, claro que mais pessoas vão se interessar por isso.

É importante, claro, analisar a qualificação e preparo de sua equipe e infraestrutura para colocar em prática a novidade e atender seus novos clientes sem perder qualidade.

Aumente o pensamento criativo

Dê asas à imaginação. Uma prática muito adequada a isso é o braimstorming: realize exercícios mentais e aproveite a tempestade de ideias. Pode sair muita coisa interessante daí! Levando em conta a sua compreensão do mercado e a avaliação da concorrência, você analisa, a respeito dessas ideias:

  • sua pertinência;
  • seu valor estratégico;
  • seus diferenciais;
  • sua capacidade de atender às necessidades dos clientes;
  • seu retorno.

Foque na solução de problemas

Você percebeu uma dor, um problema do cliente? Foque em resolvê-lo. Simples assim! As ideias empreendedoras mais importantes podem nascer de problemas simples a que todos estão tão habituados que ninguém pensa em resolver.

Mas não superestime sua grande ideia: analise-a com imparcialidade. Você pode, de repente, perceber que ninguém pensou nela porque é inviável ou não resolve, de fato, o problema.

Aposte na inovação para buscar ideias empreendedoras

O grande diferencial de uma boa ideia empreendedora que soluciona problemas antigos é a inovação que ela traz. As pessoas gostam de outro ponto de vista, e, se você enxerga de forma diferente, vai ser reconhecido como inovador e experimentar os benefícios de ser pioneiro em uma área. 

Aproveite, portanto, as oportunidades trazidas pela tecnologia: se, antes, havia restrições ou dificuldades para resolver determinada questão, o advento da era digital — com as novidades da Internet das Coisas, por exemplo — pode oxigenar seu pensamento e trazer novas formas de executar tarefas antigas, economizando tempo e dinheiro de seus clientes.

Questionando e sendo proativo 

Empreender promove questionamento e convida para a ação. Se você se questionar porque ninguém teve uma grande ideia antes e a resposta lhe parecer pouco convincente, vai perceber os pontos negativos e positivos dessa oportunidade. Mas por quê? 

Porque questionar é dar passos que mostram caminhos e respostas. Um empreendedor que se preze, não consegue ficar parado frente a uma oportunidade de negócios; ele esmiúça todas as suas possibilidades, até entender como ela pode ser colocada em prática de forma eficiente, com retorno garantido. 

Seja prático

É importante entender que, muito mais do que buscar ideias empreendedoras, é preciso reconhecer as oportunidades reais que elas podem agregar para a empresa, para os parceiros de negócio e para os clientes.

Uma ideia só é interessante para você e sua empresa, se for capaz de garantir alguma vantagem competitiva — seja no equilíbrio entre custo e valor, seja no acréscimo de qualidade que vai gerar.

Assim, como não é uma boa insistir em algo sem retorno, é igualmente de se lamentar, deixar de lado uma boa ideia empreendedora sem rastrear as oportunidades de negócios; seja por falta de conhecimento, seja medo. Então, mãos à obra e muito sucesso! 

Agora que você já sabe como ideias empreendedoras podem trazer várias oportunidades de negócios, que tal assinar nossa newsletter e receber muito mais conteúdo gratuito diretamente no seu e-mail? Venha conosco!