A geolocalização, hoje, é um dos conceitos mais importantes no marketing. Conforme marcas se familiarizam com novas estratégias para alcançar consumidores, é natural que elas as utilizem para aumentar o seu alcance. Mas como usar geolocalização para alavancar suas vendas?

Primeiro precisamos relacionar as vantagens de se fazer isso. O uso da geolocalização permite, por exemplo, que o seu negócio se concentre em estratégias publicitárias menos tradicionais. Fazer com que a sua marca chegue até eles em um evento sem se valer de banners ou do uso de influenciadores é um desses benefícios.

Entretanto, há outras possibilidades na geolocalização, como a oferta de promoções específicas e a coleta de dados cada vez mais precisos sobre a sua audiência. De forma geral, o recurso só apresenta vantagens para a divulgação de uma marca.

Confira, a seguir, como usar geolocalização para diferenciar o seu negócio.

1. Otimize sua publicidade

Uma das formas como a geolocalização pode fazer com que o seu negócio venda mais é otimizando suas estratégias publicitárias. Na introdução deste texto, falamos sobre como coletar dados mais precisos a respeito do seu cliente é um fator fundamental para entendê-lo melhor. Toda essa informação, por sua vez, pode ser utilizada para melhorar seus indicadores de desempenho.

Quando um negócio utiliza informações geográficas para criar seus anúncios, ele consegue gerar mais oportunidades. Pense na campanha do remédio para alergias Claritin. Todos os dias, a equipe de marketing da marca verifica automaticamente o clima de diversas cidades para detectar o aumento de alérgenos no ar.

Em seguida, ela cruza esses dados com informações do seu CRM. Caso um consumidor esteja localizado em um endereço onde esse aumento é percebido, uma mensagem personalizada é enviada. Anúncios direcionados como esses são responsáveis por um aumento de até 72% no engajamento percebido pelas marcas.

2. Acelere seu e-commerce

Outro dos grandes usos da geolocalização está na oferta de produtos específicos para clientes em determinadas áreas. Hoje temos uma série de recursos que nos permitem segmentar clientes com base na sua localização e isso pode aumentar consideravelmente as vendas de um e-commerce.

A ideia aqui é utilizar dados para entregar ofertas cada vez mais personalizadas, como a disponibilidade de frete grátis para um determinado perfil de consumidor. Descontos, preços reduzidos para certas áreas e ofertas exclusivas para compras com dispositivos móveis são tipos de iniciativas de promoção de vendas que podem ser baseadas em geolocalização.

3. Use beacons e dinamize seu marketing mobile

Beacons são um tipo muito específico de tecnologia que funciona dentro de um espaço limitado. Trata-se de dispositivos que podem ser instalados, por exemplo, em uma loja de departamento e que se comunicam com celulares por meio de Bluetooth.

Um beacon é capaz de determinar exatamente onde está o seu cliente e de entregar para ele uma mensagem ou oferta exclusiva, que deve ser acionada o mais rápido possível. Eles são uma forma de utilizar geolocalização mesmo em lugares onde o sinal de celular ou a presença de Wi-Fi estão comprometidos. E, diferentemente de outras tecnologias, não estão limitados a uma plataforma específica, como o iOS ou o Android.

Beacons também podem promover o seu aplicativo móvel. É dessa forma que a United Airlines utiliza a tecnologia. Ao se aproximar de um voo, clientes recebem um link para baixar seu app de entretenimento, exclusivo para o uso ao longo de viagens.

Aprender como usar geolocalização vai fazer com que a sua empresa chegue a resultados ainda mais impressionantes. Se você ficou interessado pelo que apresentamos aqui, é hora de descobrir como a Vortigo pode ajudar. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!