Devido a popularização do uso dos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, cada vez mais as empresas têm buscado criar aplicativos mobile para as mais diversas finalidades, podendo servir como uma ferramenta de marketing ou forma de relacionamento da empresa com seus públicos.

No entanto, por motivos como ansiedade em desenvolver o aplicativo ou inexperiência na área de tecnologia, as organizações podem cometer erros que podem fazer com que a estratégia não surta o efeito esperado.

Para ajudá-lo a ter sucesso com o app da sua empresa, elaboramos uma lista com os 5 erros cometidos por empresas ao criar aplicativos mobile. Continue a leitura e confira!

1. Não fazer um estudo de público e personas

Antes de desenvolver um aplicativo mobile é essencial que seja feito um estudo minucioso dos públicos e personas que poderão utilizá-lo. Para isso, é necessário que a empresa ou profissional que desenvolverá o app faça entrevistas e simulações com possíveis usuários.

Tendo os resultados dessa pesquisa, é possível traçar perfis ideais de público-alvo e personas, que são personagens semifictícios para as quais o conteúdo do app será planejado.

2. Criar aplicativos mobile com muitas funcionalidades

Sabe aquele velho ditado que diz que “menos é mais”? Ele também é empregado ao desenvolver um aplicativo. Isso não quer dizer que você não pode colocar funcionalidades a mais no seu app, mas elas precisam ser avaliadas para que se saiba se realmente terão alguma utilidade para os usuários.

De nada adianta ter uma funcionalidade que gere custo para a empresa e as pessoas não a utilizarem. É por isso que, mais uma vez, ressaltamos a importância do estudo de públicos.

3. Não testar diferentes plataformas

O funcionamento dos aplicativos ocorre de forma diferente em cada plataforma mobile. Aquilo que funciona bem no sistema Android pode precisar de ajustes para ter um bom desempenho no iPhone e vice-versa, por exemplo.

Além disso, também é necessário fazer testes em tablets e outros dispositivos onde o app poderá ser baixado. Isso garantirá que nenhum usuário tenha uma experiência desagradável ao acessar o aplicativo.

4. Não trabalhar com design UX

Você já ouviu falar em User Experience? O termo em inglês, abreviado pela sigla UX, diz respeito à experiência dos usuários ao acessar o aplicativo. É necessário que sejam realizados testes antes de lançar o aplicativo nas lojas de download para que se saiba se realmente o design agrada e é de fácil usabilidade para as pessoas.

O design do app também deve ser pensado de forma que possa ser de fácil uso para todos os tipos de público. Uma pessoa com algum tipo de deficiência ou limitação também precisa ter facilidade para acessar o aplicativo.

5. Desenvolver o app em plataformas gratuitas

Hoje em dia é fácil encontrar na internet algumas ferramentas gratuitas para o desenvolvimento de aplicativos. No entanto, elas costumam ser bastante limitadas e deficitárias, e dificilmente darão conta de fazer um aplicativo de qualidade para o seu negócio.

Por esse motivo, procurar uma empresa especializada no ramo é muito importante para garantir que o seu app seja desenvolvido sem erros.

Agora que você conhece os erros que devem ser evitados ao criar aplicativos mobile, ficou mais fácil saber como desenvolver um app que seja um sucesso para a sua empresa, não é mesmo?

Então, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e garantir que outras pessoas tenham acesso a ele? Certamente será útil a seus amigos, assim como foi para você!