Que os dispositivos móveis ganharam seu espaço no mercado não é mais novidade. Por isso, o desenvolvimento de aplicativos para esses aparelhos é cada vez mais necessário — e tem aumentado continuamente: dá pra pedir a pizza, chamar o táxi e até realizar as operações bancárias. Muitas empresas, inclusive, já têm seu aplicativo próprio para garantir que seu negócio esteja nas mãos dos clientes que preferem o mobile.

Quando definem essa estratégia, porém, uma das primeiras decisões que devem ser tomadas é em relação ao sistema operacional: qual o melhor para a clientela, desenvolvimento Android ou iOS? A escolha depende dos objetivos do negócio.

Apesar das características bem diferentes, ambos têm tecnologia para atender bem às demandas dos usuários. Como cada um tem suas especificidades, essa escolha precisa ser bem pensada e alinhada com o objetivo e o orçamento. Por isso, para descobrir qual o mais indicado para o seu público, é indispensável entender um pouco mais sobre cada um dos tipos de desenvolvimento. Acompanhe e tire suas dúvidas!  

Android

Apesar de ter chegado ao mercado depois do iOS (o sistema exclusivo da Apple), o Android ganhou espaço rapidamente. Dados da Strategy Analytics indicam que, no fim de 2016, 88% dos celulares em todo o mundo usavam o sistema operacional do Google. No Brasil, a participação chega a 95,5%.

Isso está diretamente relacionado ao fato de o código do Android ser aberto e, por isso, ele estar disponível em aparelhos de diversas marcas e preços. Ou seja, um aplicativo para Android certamente vai atingir mais usuários.

A maior dificuldade, porém, é justamente em relação a essa infinidade de dispositivos que o usam: além de haver equipamentos diferentes (celulares, tablets e relógios), há muita variação em termos de tela, memória, processador e bateria.

Com isso, dependendo do dispositivo, cada usuário vai ter um tipo de experiência — que pode ser completamente diferente de outra pessoa, usando outro aparelho. A quantidade de usuários insatisfeitos, portanto, tende a ser maior e as resenhas negativas certamente virão.

iOS

A Apple é a dona do sistema operacional iOS. Pioneiro nesse mercado, sua desvantagem e sua vantagem são uma só: ao mesmo tempo em que são limitados a equipamentos da marca, garantem uma experiência de usuário mais uniforme.

Para desenvolver um aplicativo iOS, é preciso usar um Mac e ter uma conta de desenvolvedor Apple. Além disso, a Apple tem grande preocupação com a segurança dos dados do usuário e, por isso, controla a qualidade com rigor para garantir que os aplicativos não seja suscetíveis a softwares invasores ou vírus.

É possível, ainda, ter o aplicativo em ambas as plataformas. Agora que você sabe as características de cada uma, fica mais fácil optar. Uma visita ao Analytics do site da sua empresa pode ajudá-lo a descobrir quais aparelhos móveis são mais usados pelo seu público — e isso pode ser um excelente ponto de partida.

Gostou deste post sobre desenvolvimento Android ou iOS? Já sabe para qual sistema operacional pretende desenvolver? Entre em contato com a gente para conhecer nossa expertise no desenvolvimento mobile, seja em Android ou iOs e tirar as suas dúvidas sobre o assunto.