O desenvolvimento das tecnologias nos últimos anos é tamanho em comparação a toda história da nossa sociedade, o que faz com que muitos acreditem que estamos em uma mudança de Era. Porém, um ponto causa enorme diferenciação em relação a tudo o que vivemos: a rapidez com que elas se atualizam, o que impacta fortemente na maneira que nos relacionamos e, consequentemente, fazemos negócios.

Principalmente a partir do surgimento da internet e das redes sociais, temos vivido uma transformação generalizada em tudo o que antes era conhecido por nós. Não somente as empresas estão em crise, mas também o modo de ensinar nas escolas, de se comunicar pelas mídias tradicionais, de se comportar e se relacionar com seus consumidores, etc.

Por isso, é muito importante entender como esse contexto afeta seu modelo de negócio, para que sua empresa consiga acompanhar as novas tendências de forma estruturada. Confira!

A inovação deve ser parte do seu business

Não somente pensar na inovação como um foco na elaboração de novos produtos, mas entender como fazê-la na maneira com que o seu negócio funciona. Faça a você uma pergunta sincera: quais processos realmente são necessários para fazer o sucesso da sua empresa?

Esta é uma questão que tem afetado muitas empresas consagradas e tradicionais que, de repente, tiveram de lidar com a realidade de empresas startups, comandadas por jovens, ultrapassarem seus negócios em pouquíssimo tempo. E por que isso acontece? Principalmente devido ao seu modelo de negócio.

Como as novas tecnologias afetaram fortemente a maneira com que relacionamos, também colocaram em cheque algumas relações trabalhistas e processos que não fazem mais sentido. A rapidez com que é possível criar novas ferramentas e sistemas, a partir de dados precisos, exige uma empresa que tenha uma estrutura que possa ser rapidamente modelada diante das novidades. Estruturas burocratizadas retardam a inovação e, por isso, acabam sendo o maior empecilho para a sobrevivência nesse cenário.

Optar por processos diretos e menos burocratizados, dar autonomia à sua equipe para a resolução de problemas, acompanhar e medir as tendências em seu setor são um dos passos essenciais a se tomar.

A importância do Big Data

“Vivemos no mundo da informação”. Esta é uma frase repetida por muitos. Mas, será que é realmente isso que importa? Ter acesso a diversos dados não agrega muito se não houver uma análise precisa a partir de métricas que interessam à sua empresa. Por isso, para estar na frente, necessariamente é preciso entender o que é big data e o poder que ela pode trazer para seu empreendimento.

É importante que você desmistifique a ideia de que a tecnologia e a inteligência artificial são coisas do futuro. Automatizar processos e gerar estratégias a partir da análise em tempo real de uma extensa fonte de dados é o presente, e existe apenas para facilitar serviços.

Entenda o novo modo de se relacionar e saia na frente

Como sempre aconteceu, se um novo meio de se comunicar surgia, as mensagens também se modificavam. Foi assim desde o tempo das pinturas rupestres e são essas novas tecnologias que nos fazem desenvolver como seres humanos e como sociedade.

Com o invento da internet, adquirimos uma liberdade sem tamanho para nos expressar. Não precisamos mais depender de qualquer processo para criar um produto ou repassar informações que sejam relevantes para determinado nicho de pessoas. Além do mais, podemos opinar, criticar e sugerir nossos pontos de vista em qualquer assunto.

Interagir com seus clientes é mais importante do que nunca e isso deve ser levado em conta! Atualmente, dificilmente alguma marca consegue sobreviver sem esse diálogo.

Você conhece algum outro ponto que seria importante destacar e que não abordamos sobre este novo modelo de negócio? Deixe o seu comentário!