Os softwares financeiro online são recursos cada vez mais aplicados nas empresas, graças ao seu potencial de integração do negócio e otimização das atividades. O fato é que, apesar de representarem uma tecnologia de ponta, ainda são recursos em constante evolução.

Dessa forma, é possível encontrar diversas modalidades da ferramenta, com funcionalidades e características distintas. Uma das principais e que se encontraem pleno crescimento em termos de utilização para empresas de diversos portes e segmentos, é o ERP Cloud.

Vejamos porquê diversas empresas têm aderido a essa tecnologia e como ela muda em relação à sua versão clássica.

Afinal, o que é ERP Cloud?

Para entender o que é o ERP Cloud é preciso conhecer o conceito de nuvem, que se trata, basicamente, da armazenagem de dados em servidores virtuais. As informações são alocadas em diretórios que não ficam internos à organização e, dessa forma, precisam ser acessados pela internet.

O ERP Cloud, nada mais é, do que a junção da estrutura de um ERP com o armazenamento em nuvem, fazendo com que os dados que alimentam o sistema não estejam em servidores locais. Mas a partir daí surge a grande questão, qual a vantagem disso?

Redução de Custos

Um dos principais aspectos relacionados à utilização do ERP Cloud, especialmente no caso de empresas de pequeno e médio porte, é a redução de custos. O projeto elimina grande parte dos equipamentos e da infraestrutura necessária para implementação do software.

Sendo assim, além de redução de espaço, a opção proporciona menor volume de manutenções e de projetos de renovação do parque tecnológico. De maneira agregada, tudo isso representa diversos ganhos para a instituição.

Disponibilidade das Informações

Outra grande vantagem do ERP Cloud é a disponibilidade. A partir da internet é possível acessar as informações de qualquer lugar e a qualquer hora, sem necessidade de acesso a um servidor local, restrito à organização.

O potencial disso para desenvolvimento do negócio é gigantesco. Trata-se da formação de um contexto de maior agilidade dos processos, fluxo de informações aprimorado e acesso otimizado de indivíduos chave da empresa.

A Segurança da Informação

O ERP Cloud apresenta uma forma de armazenagem das informações muito mais segura do que em um servidor local. Além de estarem alocadas em disco virtual com proteção robusta, sua transferência é, na maioria dos casos, realizada de maneira criptografada. Isso assegura a confiabilidade de todo processo.

Outro aspecto interessante é que a ausência da interface virtual protege as informações contra qualquer evento adverso envolvendo o hardware de armazenamento. Em geral, isso ainda é reforçado pela existência de um servidor redundante que impede a perda de informações ainda que aconteça algo inesperado.

Agilidade de Implantação

Por fim, o último aspecto que queremos destacar é a velocidade do projeto de implantação do ERP Cloud frente à versão tradicional. A preparação do ambiente virtual, a migração das informações, a preparação da infraestrutura e todos os demais processos são otimizados e entregues em um intervalo de tempo muito mais curto.

Além disso, se em qualquer momento futuro a instituição decidir abrir mão da ferramenta, o processo de desmobilização é muito mais simples e econômico. Outra grande vantagem da estrutura simplificada e do conjunto de dados em servidores inteiramente virtuais.

O ERP Cloud e a Gestão de Negócios

Os fatores aqui destacados representam ganhos consistentes para toda a cadeia produtiva organizacional. Imagine poder gerir com mais eficiência o seu controle financeiro ou o seu fluxo de vendas. Quão vantajoso seria ter acesso às informações empresariais a qualquer hora e lugar?

Tudo isso reflete o dinamismo proporcionado pelo ERP Cloud e mostra qual a cara dos negócios competitivos no Século XXI. Eles precisam integrar ao máximo suas atividades às ferramentas tecnológicas e fazer com que a agilidade e a qualidade de suas entregas sejam um diferencial competitivo.

A nuvem é uma das principais tecnologias da atualidade. Já mudou a realidade de diversos negócios e processos e a tendência é que se desenvolva ainda mais. Dessa maneira, não faz sentido deixa-la de fora de uma ferramenta como o sistema ERP.

Assim, o negócio só tem a ganhar quando se estrutura para aplicar de forma efetiva os recursos disponíveis na busca por entregar cada vez mais valor a seus clientes.