“O mundo está em constante mudança” é uma frase que define muito bem o mundo corporativo. A busca por novas soluções — de melhor custo benefício, maior praticidade e melhor integração com clientes, investidores e colaboradores — se desenvolve com grande agilidade, trazendo a todo momento novas tendências na área de gestão de projetos. Serão abordadas três novas soluções fundamentais para a evolução de projetos empresariais:

Mobilidade

Aparelhos móveis são unanimidade na busca de informação. Então, por que não empreender e utilizá-los para estreitar relações com os seus clientes, vender seus produtos e fortalecer a sua marca?

A criação de serviços prestados por meio de aplicativos de celular pode impulsionar sua empresa e inseri-la em um novo nicho. Criar um método ágil de vendas por aplicativos, por exemplo, desburocratiza o sistema e facilita a compra do cliente. Melhor ainda se for possível fazer uma ligação da localização do cliente com a sua loja física e notificá-lo sobre isso, aliando às vendas via aplicativos. Quando há a necessidade de romper barreiras, novas soluções de mobilidade como essa se tornam uma excelente opção.

Gerenciamento em nuvem

Quando se trata de comunicação interna e gestão da informação, também é necessário quebrar barreiras. Esses dois pontos são cruciais para o sucesso de um projeto, mas são extremamente difíceis de trabalhar até que se atinja a excelência. Porém, a mobilidade — através da gestão em nuvem — também pode ajudar na gestão de projetos. Aplicativos corporativos vêm sendo cada vez mais usados para fortalecer a comunicação dentro de empresas, gerenciando de forma eficiente a informação, para que nada seja perdido no meio do caminho. Mas como usá-los?

O primeiro passo é identificar processos que estejam sendo executados de maneira equivocada, ou processos que não tenham sido mapeados e, por isso, não têm um padrão definido. Assim, é possível utilizar os aplicativos para que a qualidade dos processos evolua. Outra funcionalidade dos aplicativos está na própria gestão de tarefas em si. Eles facilitam e diminuem o tempo de comunicação e de tráfego de informações pontuais sobre certas tarefas e facilitam a visualização e o feedback do status de cada tarefa. 

Metodologias Ágeis

Utilizar a gestão em nuvem é uma boa maneira de dar agilidade e praticidade ao projeto. E fica melhor ainda se implantada em conjunto com metodologias ágeis de gestão. Essas metodologias têm a função de criar um padrão de comportamento, facilitar a comunicação e identificação de problemas, por meio de métodos de visualização de dados e informações e tomadas de decisões coletivas.

A metodologia certa e uma gestão em nuvem de qualidade — ambas pensadas e desenvolvidas para as necessidades do seu projetos — podem trazer um nível de qualidade muito superior ao padrão do mercado, o que coloca a empresa em uma posição de vantagem comercial. Ao aliar a qualidade interna com a boa comunicação e aproximação da empresa ao cliente, feita pelos investimentos em mobilidade e empreendedorismo virtual, a empresa terá níveis altos de satisfação do cliente, e se estabelecerá no mercado.

Gostou das dicas? Está interessado em conhecer melhor alguns métodos e produtos inovadores? Siga-nos no facebook e twitter