A cada dia que passa mais pessoas se mantêm conectadas à internet através de computadores, smartphones ou tablets e a tendência é que esse número cresça ainda mais com o acesso mais facilitado a esses equipamentos. Pesquisas mostram que o número já ultrapassa 40% da população mundial.

Com esses dados é impossível ignorar a utilização desses equipamentos no dia-a-dia e as empresas devem aproveitar todas as facilidades que essa tecnologia pode oferecer.

Como um software pode auxiliar minha empresa?

Hoje existem softwares bastante eficientes para diversos segmentos, seja para auxiliar na gestão financeira, no controle de estoques, nos processos internos de trabalho, são muitas atividades que podem ser otimizadas pelo uso de um software específico.

A principal dúvida das empresas, após perceberem a importância do seu uso, é sobre a contratação de um software já existente, de marca conhecida ou a criação de um software próprio que será idealizado exatamente como a empresa precisa. Essa questão não tem uma resposta definida. Para identificar o que será melhor é preciso analisar as necessidades da empresa.

Em geral, para tarefas comuns a todas as empresas, como a gestão financeira, por exemplo, a contratação de um software já existente é mais indicada por já ter sido atualizado e revisado diversas vezes e garantir a estabilidade do sistema.

Um software de Gestão Empresarial ERP oferece todos os recursos necessários e comuns às empresas como controle financeiro, estoque, cadastro de clientes e fornecedores, vendas e recebimento, emissor de notas fiscais eletrônica, etc e, além disso, permite a geração de relatórios sobre a situação da empresa a qualquer hora ou lugar, através da internet.  

Mas se a sua empresa possui processos específicos de produção, ou um sistema complexo de atividade, os softwares genéricos provavelmente não atenderão suas necessidades. E nesses casos o mais indicado é contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de softwares próprios.

Inovação empresarial através dos aplicativos mobile

Outro dado importante a ser considerado é o aumento do uso de aparelhos smartphone pelas pessoas e como essa facilidade de acesso pode ajudar no crescimento do seu negócio. São diversos motivos que mostram a relevância desse tipo de aplicação para sua empresa, que em alguns casos atende e facilita a produtividade do negócio, e em outros trabalha a marca diante dos clientes.

Ainda são poucas as empresas que utilizam esse recurso, mas o número está em crescimento, portanto, quem se coloca a frente nesse mercado ocupa posição de destaque e demonstra estar atento às inovações do mercado.

O desenvolvimento de aplicativos mobile próprios traz diversas vantagens à empresa como:

  • Fortalecimento da marca

Já existem diversas pesquisas que comprovam a maior propensão dos clientes a comprar produtos após utilizar os aplicativos relacionados às respectivas marcas e, mais ainda, mostram a importância dos apps para a construção da consciência de marca, que trata da confiança e respeito dos clientes em relação a uma empresa.

  • Retenção de clientes

A presença de um aplicativo próprio no smartphone do cliente possibilita aumentar o relacionamento com ele, otimizando a comunicação e alcançando a fidelização. Você pode utilizar esse recurso para premiar os clientes, concedendo desconto ou bônus a eles, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

  • Eficiência no atendimento aos clientes

Cada vez mais os clientes exigem atendimento de qualidade e eficiência, e não desejam esperar muito por isso ou ter grandes dificuldades. E o aplicativo próprio faz toda a diferença nesse ponto. O atendimento pode ser realizado através do smartphone a qualquer hora e lugar, de maneira individualizada. Você pode disponibilizar um canal com perguntas e respostas mais frequentes e atendimento inicial automatizado, que geralmente atende as necessidades dos clientes.  

  • Aumentar as vendas

Com tantas oportunidades de se relacionar e estar mais próximo de seus clientes através dos aplicativos mobile, não podemos esquecer a incrível chance de aumentar as vendas de seus produtos ou serviços diretamente pelo telefone.  

O mercado e-commerce (loja virtual mobile) está em plena expansão e você não deve perder a possibilidade de fechar negócios dessa maneira. Os clientes, principalmente os mais jovens, estão mais adeptos e receptivos ao consumo facilitado, e não há nada mais fácil do que comprar pelo smartphone.  

Para aproveitar todas as vantagens proporcionadas, os aplicativos mobile devem oferecer uma experiência imersiva adequada, cumprindo o seu propósito e criando oportunidades de relacionamento com os clientes.

Se sua empresa não possui um setor de TI que possa desenvolver um aplicativo próprio, você deve contratar uma empresa especializada em Desenvolvimento Mobile, que poderá criar o aplicativo ideal para seu o negócio e assim garantir todos os benefícios citados, gerando mais engajamento com os clientes e o crescimento da sua empresa.