Já teve uma ideia genial de aplicativo que acabou não saindo dos planos por falta de orçamento, de tempo ou por ficar preso à ideia de que é preciso saber programar? Embora todos esses fatores tenham influência no sucesso de sua empreitada, é o planejamento que vai ser determinante para o sucesso. Da ideia até a publicação, um aplicativo precisa ganhar interface, código e um plano de vendas que funcione. Veja como criar um aplicativo e quais são as ferramentas disponíveis para simplificar esse processo em nosso guia.

Uma boa ideia e muita pesquisa

O pontapé inicial para criar um aplicativo é, obviamente, uma grande ideia. A partir daí, o empreendedor deve buscar entre as soluções disponíveis no mercado seus concorrentes imediatos, se é que eles existem. Essa pesquisa deve ser ampla, de forma a oferecer uma perspectiva do que já há disponível.

Se planeja fazer um aplicativo de finanças pessoais, por exemplo, talvez seja conveniente conferir outros destaques da área financeira. Buscar inspiração em apps de natureza similar será essencial para definir o escopo da sua ideia e planejar melhor a solução.

Escolha do sistema operacional

Definir o sistema operacional para o qual seu app estará disponível vai nortear o desenvolvimento, ajudando seu criador a descobrir a linguagem de programação específica para tirá-lo do papel. Aprender a programar não é tarefa fácil e terceirizar o código pode revelar uma excelente relação entre custo e benefício. Além de implementar a lógica de funcionamento da ferramenta, será preciso criar a interface do sistema.

Para seu aplicativo se tornar um sucesso, ele ainda deve responder as demandas do consumidor, exigindo um estudo do público-alvo e entendimento do perfil de usuário que buscará sua solução. Tudo isso faz com que criar um aplicativo seja uma tarefa desafiadora, mas não há motivo para desanimar.

Existem alternativas capazes de transformar sua ideia num aplicativo completo em algumas horas, oferecendo controle total sobre a interface e ferramentas úteis para uma série de soluções.

Como criar aplicativos sem saber programar

Há algum tempo era muito difícil criar um aplicativo sem ser um hábil desenvolvedor, mas hoje já existem ferramentas capazes de otimizar a produção do seu app. A relação de custo/benefício para quem contrata esse tipo de software ou plataforma é vantajosa com relação ao desenvolvimento tradicional, e permite tornar um aplicativo realidade em um tempo consideravelmente menor.

Algumas soluções permitem criar aplicativos sem conhecer uma linha sequer de código. Tecnologias baseadas no conceito de Mobile Enterprise Application Platform (MEAP) permitem que o cliente defina a interface e crie um aplicativo completamente funcional para iOS ou Android. Suas funcionalidades tornam a criação de aplicativos acessível para sua empresa, já que é possível para o cliente escolher ações e designar funções para seu aplicativo através de um editor intuitivo, que automatiza a parte da programação. O objetivo é criar aplicativos que funcionem online ou offline e tenham um design profissional, respeitando as características de cada sistema sem precisar fazer um investimento muito grande.

Contar com ajuda de experts para tornar seu aplicativo realidade é a melhor solução. Uma grande ideia precisa de muito mais que bons desenvolvedores, levando um bom tempo do planejamento ao download.

Gostou das nossas dicas para criar um aplicativo? Se ficou alguma dúvida, não se esqueça de deixar seu comentário!