Nos últimos anos, houve um crescimento exponencial no número de brasileiros que realizam compras virtuais por meio de dispositivos móveis, representando um aumento de cerca de 82% entre os usuários que utilizam smartphones e 55% entre os que utilizam tablets.

Além de realizar suas compras nos sites ou nos próprios aplicativos das marcas que consomem, os usuários utilizam os aparelhos móveis para fazer pesquisas, comparar preços e até procurar a localização de lojas físicas.

Isso significa que o mobile e-commerce é mais do que uma tendência em ascensão, é uma realidade presente na vida do consumidor moderno. Por isso, no artigo de hoje mostraremos quatro boas práticas para otimizar o ambiente virtual da sua empresa.

1. Tenha um design responsivo

Hoje em dia, as empresas que desejam se manter competitivas precisam elaborar suas estratégias considerando os usuários de dispositivos móveis, já que eles representam uma enorme fatia do número de consumidores que compram pela internet.

Por isso, uma das prioridades na hora de montar o seu mobile e-commerce é ter um design responsivo. Ou seja, um site que consiga se adaptar às diferentes telas de dispositivos móveis, oferecendo aos usuários uma experiência de navegação positiva.

O design responsivo permite que todo o conteúdo da loja virtual se adapte às mais variadas dimensões e resoluções dos inúmeros modelos de smartphones e tablets da atualidade.

2. Atente para a qualidade visual

Outro fator muito relevante a se considerar em uma estratégia de vendas on-line é a qualidade visual do seu mobile e-commerce.

Para oferecer uma experiência agradável aos usuários que navegarem pela sua loja virtual, certifique-se de que ela tenha as seguintes características:

  • leiaute simples e intuitivo;
  • cores suaves, agradáveis e que não destoem entre si;
  • textos de qualidade, sem erros gramaticais e redigidos em fontes padronizadas;
  • facilidade de navegação entre as páginas;
  • informações de contato, como telefone, e-mail e redes sociais visíveis, para oferecer interação mais positiva aos seus clientes.

Em outras palavras, certifique-se de que a identidade visual da sua loja virtual não atrapalhe a experiência de navegação.

3. Ofereça opções de pagamento e frete

Para possibilitar que o maior número de pessoas possa comprar em seu mobile e-commerce sem empecilhos, ofereça variadas formas de pagamento e meios de entrega que atendam a todos os perfis de consumidores.

Para tornar a vida do cliente mais fácil, ofereça diversas formas de pagamento: 

  • variadas bandeiras de cartão de crédito;
  • débito em conta;
  • boleto bancário;
  • à vista;
  • parcelamento em determinado número de vezes sem juros.

Além disso, ofereça opções de frete que permitam que o usuário escolha entre economia e tempo de entrega do produto.

4. Invista na exposição dos produtos

Uma boa estratégia de marketing e venda on-line deve abordar conceitos sobre a exposição dos produtos. Afinal, quando se vende pela internet é preciso atrair os consumidores por meio de conteúdos visuais e descrições bem escritas.

Para expor os produtos que você comercializa, não basta ter um design responsivo se as fotos não têm qualidade, são escuras ou mal enquadradas. Além disso, descrições vagas ou títulos confusos também podem afetar a compreensão do cliente.

Certifique-se de que os principais aspectos sejam destacados nas fotos, para que os seus produtos sejam valorizados. Para isso, utilize boa iluminação, com fundo claro, e tire fotos em ângulos variados, para melhorar a visualização dos produtos.

Para finalizar a nossa lista de boas práticas para mobile e-commerce, evite linguagem demasiadamente técnica ao descrever os seus produtos (dependendo do seu público-alvo) e forneça informações reais e precisas, como cor, modelo e marca.

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