Você já viu centenas de listas de aplicativos incríveis, sejam os favoritos do ano ou os lançamentos mais antecipados. Mas o que cativa e atrai usuários do iOS na hora de fazer download (e continuar usando) um app? Certamente uma boa interface.

Aplicativos com usabilidade excepcional se destacam por alguns motivos. Cumprem seus objetivos de maneira prática e simples, conhecem sua audiência, são estáveis e rápidos além de demonstrarem atenção especial aos pequenos detalhes.

Conheça 4 dos melhores exemplos disponíveis para iPhone e iPad!

1. any.do

O aplicativo de listas any.do foi construído para ter o melhor desempenho possível no mobile. Sua interface é bem minimalista, o que proporciona uma navegação sem distrações. Através da função Moments, usuários têm facilidade de criar listas de tarefas cotidianas, priorizando-as de acordo com a relevância.

O usuário pode definir tarefas, subtarefas, agendar lembretes e salvar suas favoritas. Seu principal diferencial fica no smart speech-to-text, que permite a utilização de gírias e jargões sem confusão na hora de criar notas.

O any.do é gratuito e oferece sincronização automática com sua interface web, permitindo o compartilhamento de tarefas, listas e compromissos com sua rede de contatos.

2. Toggl

O Toggl é a ferramenta de produtividade ideal para quem busca administrar com mais eficiência o tempo gasto na execução de cada projeto. É possível organizar espaços de trabalho por cliente, atividade e distribuir tarefas entre os membros de uma equipe.

Com um timer nativo, basta dar play na tarefa em questão e pronto. O aplicativo oferece relatórios detalhados do tempo trabalhado em cada sessão e integração completa com sua versão web.

A cada nova tarefa, o usuário pode criar entradas de projetos e clientes, o que torna seu uso ainda mais simples. A versão gratuita inclui widgets integrados a seu navegador favorito, um app para desktop e também versões para o Android. Caso o usuário opte pela assinatura mensal, pode gerar cobranças e orçamentos automaticamente.

3. Everlist

O Everlist é um poderoso gerenciador de tarefas, com interações suaves e intuitivas (além de muito bonitas). O layout segue um grid que oferece uma visão geral de todas as atividades do usuário, agrupadas em pastas e projetos.

Embora feito para iOS, se apropria de alguns princípios do Material Design, como o botão flutuante que permite criar itens a qualquer momento.

4. Remente

Que tal um aplicativo de listas que te ajuda a acompanhar seu objetivos e aumenta as chances de concluir um projeto? Esse é o plano dos criadores do Remente. Desenvolver uma ferramenta que quantifica vários aspectos da sua vida e os transforma em gráficos de fácil entendimento.

Além de acompanhar suas metas, é possível se concentrar em cada uma delas graças à interface limpa e sem distrações, feita para que usuários possam focar em cada objetivo. A combinação de espaços em branco e cores brilhantes é um ótimo exemplo da evolução do flat design.

Uma boa interface vai ajudar sua marca a se destacar na App Store e ganhar o favoritismo dos usuários. Gostou dessa seleção de aplicativos com usabilidade incrível? Então não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos!