Você sabe quais são os benefícios da computação em nuvem para os negócios? Com ela diferentes pessoas em variados lugares do globo conseguem acessar e compartilhar simultaneamente softwares e arquivos por meio de uma rede de servidores remotos disponível para qualquer dispositivo conectado à internet.

Computação em nuvem diz respeito à capacidade de armazenarmos e rodarmos aplicativos em ambientes virtuais, sem a necessidade de instalação de programas ou de download de arquivos no sistema do computador.

Conheça agora alguns dos principais benefícios que a computação em nuvem pode oferecer para você e seus negócios!

1. Redução de custos

Antes da computação em nuvem se estabelecer, as empresas precisavam usar data centers e adquirir inúmeras licenças para otimizar seus processos. Todos os custos de instalação e manutenção dessas infraestruturas se tornaram dispensáveis e podem ser trocados por gastos variáveis. Além disso, você não precisará se preocupar com as licenças, já que elas são responsabilidades do servidor da nuvem.

2. Elasticidade dos recursos

Vamos supor que seu negócio possui determinados períodos de maior atividade ou que você deseja reduzir a quantidade de recursos contratados no servidor. A computação em nuvem torna esses processos mais ágeis e simples de executar, o que facilita o controle operacional e financeiro da empresa.

3. Possibilidade de acesso remoto

Funcionários que fazem home office ou outras modalidades de trabalho remoto são cada vez mais comuns. Não é raro que mesmo nas pequenas e médias empresas existam colaboradores espalhados por diferentes filiais, estados e até países!

Esse modelo de trabalho é muito facilitado com a adoção da computação em nuvem. Com ela, qualquer membro da equipe precisa apenas de um dispositivo com acesso à internet para conferir documentos ou informações.

4. Aumento da produtividade do time

Armazenar todos os dados e softwares necessários no dia a dia da empresa em um único local de fácil acesso faz com que eles possam ser acessados a qualquer momento durante o dia de trabalho — e além.

Além disso, nunca mais um fluxo de trabalho ficará travado porque os arquivos estão presos no computador de alguém.

Seus funcionários também não precisarão mais perder tempo se preocupando com o espaço de armazenamento disponível em seus dispositivos, back-ups, tamanho dos arquivos ou atualizações de software. Eles poderão se concentrar naquilo que fazem melhor e para o qual foram contratados.

5. Otimização dos processos gerenciais

Por fim, todos esses ganhos se traduzem em melhorias dos processos de gestão de uma empresa. Você terá maior controle das atividades da equipe quando eles estiverem trabalhando na computação em nuvem.

Assim, você poderá focar todos os seus recursos e talentos nas tarefas que trazem ganhos reais para os seus negócios e ainda contará com as ferramentas ágeis e inovadoras que a computação em nuvem pode oferecer.

Viu só? Os benefícios da computação em nuvem para os negócios são inúmeros. É uma inovação importante que traz impactos positivos aos processos, mas também para a sua equipe. Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, compartilhe esse post nas redes sociais e espalhe a notícia para os seus amigos!