Os indicadores de desempenho contribuem para mensurar as ações de um negócio, definindo se estão ou não entregando bons resultados. Nesse sentido, podem ser vistos como um termômetro para a empresa, que avalia seu o grau de sucesso em determinadas atividades.

Esses indicadores (também conhecidos como KPIs, do inglês Key Performance Indicators) podem estar vinculados a diversas atividades e setores da empresa, como a gestão de pessoas, TI e qualidade. É preciso definir e acompanhar os que considerar mais importante.

Pensando em tudo isso, criamos um guia incrível para você. Hoje, vamos falar por que os indicadores de desempenhos são realmente importantes e devem ser acompanhados. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Melhor gestão do negócio de maneira geral

Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, “se você não pode medir, não pode gerenciar”. Isso significa que é preciso ter um exímio controle de tudo o que acontece dentro da empresa, avaliando quantitativamente os resultados obtidos.

É importante lembrar que a administração (ou gestão de negócios, como preferir chamar) é uma ciência, logo, é baseada em fatos reais. Quando um gestor insiste em conduzir um negócio ou uma equipe apenas pelo seu feeling (intuição), é muito provável que não seja bem-sucedido.

Controle da estratégia implementada

Estratégia é um plano que visa dar uma vantagem competitiva à empresa. Seu nome vem do grego stratego, referindo-se à arte do general de vencer uma guerra. O fato é que não adianta apenas ter uma boa estratégia, é preciso executá-la e controlá-la com eficácia.

Quando se fala em controle da estratégia, os KPIs ganham um novo destaque. Eles permitem saber o que tem dado certo, bem como identificar as ações que precisam de uma nova abordagem. No final, é muito mais provável que os objetivos iniciais sejam alcançados.

Maior rapidez e assertividade nas escolhas

O mercado tem mudado rapidamente. Hoje, é possível falar na quarta revolução industrial e em como a inteligência artificial impacta nos negócios. E mais, é possível identificar uma competitividade muito maior, de modo que apenas as empresas que melhor se adaptam sobrevivem.

Por esse motivo, é preciso contar com indicadores que estabeleçam as forças e as fraquezas da empresa e que permitam que isso seja aproveitado para se prevenir de ameaças e abraçar as oportunidades existentes. Desse modo, é possível tomar decisões de forma mais ágil e assertiva, assim como se manter um passo à frente da concorrência.

Base para programas para melhorias contínuas

Mensurar os resultados atuais é uma forma de entender o status quo, avaliando se estão de acordo com o desejado. Além disso, contribui para a criação de metas desafiadoras, que instiguem toda a equipe de funcionários na busca por conquistas exponenciais.

Também é possível afirmar que isso faz parte da implementação de qualquer programa de melhoria contínua, objetivando diagnosticar a situação atual da empresa. Um exemplo seria o seis sigma, que começa com a definição e mensuração dos problemas com base em KPIs.

Veja, agora você está por dentro do assunto! Para ter bons indicadores sobre sua empresa ou setor, é importante contar com tecnologias que facilitem o levantamento, estruturação e análise dos dados. Como exemplo, é possível destacar os softwares desenvolvidos sob demanda.

Gostou do conteúdo? Pronto para monitorar seus indicadores de desempenho? Agora, aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossas novidades em seu e-mail. Vamos lá!