Muita gente fala que o relacionamento com o cliente é um ponto fundamental para aumentar suas vendas e estabelecer a importância da marca no mercado. Mas será que você realmente reconhece a relevância dessa prática e sabe como aplicá-la?

Na verdade, o foco no cliente é uma mudança de paradigma, que prioriza a lealdade, transparência e o diálogo com os consumidores. Assim, o comprador pode repassar seu feedback, expor suas necessidades e indicar suas expectativas para que sua empresa consiga atendê-las.

A dúvida que surge nesse processo é: quais são as melhores formas para estabelecer uma proximidade? Existem diversas alternativas, mas as virtuais são as que surtem mais efeito, por trazerem agilidade e comodidade ao consumidor.

Por isso, neste post, vamos apresentar algumas delas, para você avaliá-las e implantá-las no seu negócio. Vamos lá?

E-mail marketing

A melhor estratégia, nesse caso, é o e-mail marketing, que ultrapassa a simples divulgação de produtos e promoções. Essa é uma ferramenta de baixo custo e alto retorno sobre o investimento. Por isso, é uma boa ideia apostar nela.

O e-mail, quando bem realizado, aumenta a interação com os clientes e permite que a empresa fique mais próxima. Por meio dele, você pode, por exemplo, apresentar o status do processo de envio da mercadoria ou incentivar alguma ação do cliente no seu site.

Também pode enviar mensagens automáticas com promoções ou especificações de um produto já procurado pelo consumidor. Além disso, é uma forma de reduzir a taxa de abandono de carrinho nos e-commerces.

SMS

Essa é uma alternativa interessante, especialmente devido ao grande número de dispositivos móveis existente no Brasil. O SMS pode ser utilizado para aumentar as vendas e a proximidade com o consumidor.

No primeiro caso, você pode:

  • divulgar eventos;

  • fazer campanha de vendas;

  • expor novos produtos;

  • avisar sobre itens em estoque;

  • converter o abandono de carrinho no e-commerce.

Na segunda situação, o SMS é importante porque aumenta as chances de o cliente receber sua mensagem. É possível enviar avisos de cobrança, avaliação de produtos e serviços e confirmação de recebimento. O resultado é mais agilidade no atendimento.

Essa também é uma maneira de reduzir a equipe voltada para o SAC, já que os profissionais focam o atendimento por mensagem, em vez do call center.

Skype

Essa é uma ferramenta gratuita e que possibilita conversar com o cliente em tempo real, oferecendo um atendimento mais eficiente. Uma das vantagens é centralizar as solicitações em uma única conta, o que permite que várias pessoas interajam e conheçam o histórico de conversas.

Se você preferir, também é possível ter várias contas do Skype, por exemplo, uma para cada setor. Além do histórico, outra vantagem é o acompanhamento anônimo do gestor em relação aos atendimentos, o que facilita a manutenção da qualidade do serviço.

WhatsApp

Essa rede social tem como principal vantagem a interação com o cliente em tempo real, que ainda possibilita vídeos e mensagens por áudio. Essa também é uma maneira mais simples de comunicação com os consumidores, porque o número de pessoas com acesso ao aplicativo é grande.

Assim, o relacionamento com o consumidor é gratuito e facilitado, já que ele está acostumado com a plataforma. No entanto, é necessário ter consistência na comunicação e deixar o atendimento no WhatsApp alinhado aos outros canais

É importante também que o cliente autorize o contato. Por fim, evite enviar mensagens de vendas em grupos, porque essa atitude é malvista.

Bot

Esse recurso é utilizado dentro de plataformas de mensagens e estabelecem conversas automatizadas com o usuário, o que demonstra que sua empresa está disponível para questionamentos e sugestões.

As principais vantagens dessa ferramenta são a dispensa de download de outro aplicativo, a rapidez nas respostas e o atendimento personalizado, já que os chatbots usam inteligência artificial para estabelecer os diálogos.

Assim, sua empresa é mais transparente com o consumidor e evidencia que aceita sugestões e feedbacks. É desse modo que você conseguirá fidelizar os clientes e ter melhores resultados.

E, na sua empresa, quais estratégias de relacionamento com o cliente você já utiliza? Aproveite para ver mais dicas relevantes curtindo nossa página no Facebook.