Se você faz um planejamento, também precisa levar em conta a mensuração de resultados. Do contrário, todo o seu trabalho pode ser em vão, uma vez que não poderá corrigir erros ou perceber as oportunidades que surgirem ao longo do tempo.

Sendo assim, além de metas realistas e ações bem planejadas, é fundamental mensurar todos os seus resultados. Não sabe como fazer isso? Então, continue a leitura do post e veja como medir o desempenho do seu negócio!

O que significa fazer a mensuração de resultados?

Pode parecer meio óbvio, mas é importante esclarecer que fazer a mensuração de resultados não se trata de uma avaliação do que foi obtido ao final de um projeto.

Não é uma atividade passiva, de quem apenas observa o que foi feito. Isso quer dizer não só fazer a checagem de dados, mas saber interpretá-los corretamente.

A mensuração de resultados consiste numa verificação constante de todos os processos, de modo a saber qual é a contribuição deles para o trabalho e quais os possíveis desdobramentos. Ou seja, representa uma análise quantitativa e qualitativa da operação, oferecendo um panorama real sobre a situação do negócio.

Como é possível fazer a mensuração?

Existem diferentes formas de se mensurar resultados. Cada uma se adequa mais aos diferentes modelos de negócios e estratégias. Além disso, é importante lembrar que uma técnica não exclui a outra — se forem aplicadas juntas, podem ajudar a confirmar um desempenho. A seguir, apresentamos as principais: 

Cálculo do ROI

É uma das técnicas de mensuração de resultados mais utilizadas. Consiste no cálculo do retorno sobre o investimento (Return on Investiment), em que se verifica se a verba utilizada alcançou o objetivo desejado.

Para fazer o cálculo do ROI, deve-se subtrair o valor do investimento do resultado e dividir novamente pelo investimento. Assim, temos:

ROI = resultado – investimento

            investimento

Acompanhamento de indicadores

Durante o planejamento, certamente foram estabelecidos alguns indicadores de acordo com as metas para o seu tipo de negócio. No entanto, não adianta impor objetivos sem verificar se eles foram alcançados, não é mesmo?

Dessa forma, você pode mensurar a taxa de conversão ou de rejeição no seu e-commerce, por exemplo. O importante é que os indicadores sejam pertinentes e ofereçam um panorama realista sobre o atingimento ou não das metas.

Utilização de tecnologia

Hoje em dia, a forma mais simples de fazer a mensuração de resultados é por meio da tecnologia.

Softwares de gestão e aplicativos ajudam no gerenciamento de todo o negócio, promovendo a automatização de diversas tarefas. Contudo, uma das maiores vantagens deles é oferecer relatórios consistentes sobre os resultados de maneira simples e objetiva.

Por que é tão importante mensurar resultados?

O fato é que quanto mais complexa for a sua operação, mais importante é mensurar os resultados. A mensuração permite acompanhar a efetividade de todos os processos, do trabalho dos colaboradores e das ferramentas utilizadas. É possível também saber o quanto o retorno corresponde ao esperado de acordo com o investimento inicial.

Isso é fundamental para a correção de algum problema, para a melhoria nos processos e para a tomada de decisões de modo geral. Com dados consistentes em mãos, qualquer gestor pode ter muito mais segurança ao propor novas estratégias e determinar os orçamentos necessários.

Por fim, destacamos que uma mensuração de resultados adequada precisa de dados e indicadores confiáveis, afinal, disso pode depender o sucesso do seu negócio.

O que achou de saber mais sobre como mensurar resultados? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!