O controle financeiro é um fator imprescindível para a saúde financeira. Com o avanço da tecnologia, há cada vez mais recursos eletrônicos de grande auxílio nessas questões. Eles podem manter o usuário a par de tudo que está acontecendo, evitando as dívidas e os atrasos.

Controlar as finanças está ligado ao conhecimento acerca de seus próprios gastos, do status atual do seu dinheiro e também de como andam os investimentos. E você sabia que tudo isso pode ser feito com ajuda da tecnologia?

O post a seguir mostrará como isso é possível! Continue a leitura e veja como a tecnologia pode influenciar suas finanças.

Controle de gastos

Ter o dinheiro devidamente controlado nem sempre é uma tarefa fácil. Por vezes nos esquecemos de anotar as saídas do orçamento, especialmente as que não possuem tanto impacto à primeira vista (aquele cafezinho expresso depois do almoço, por exemplo). Entretanto, o acúmulo desses gastos e a negligência podem resultar em contas totalmente fora de controle.

Por isso, é importante registrar constantemente o que entra e o que sai de suas finanças. Isso pode ser feito com uma série de aplicativos que atualizam em tempo real o status da conta corrente cada vez que há uma saída ou entrada de dinheiro, disponibilizando um balanço do orçamento.

Utilizar esses recursos é dispensar planilhas longas e cansativas que demandam muita dedicação com o preenchimento. Com os aplicativos, tudo é feito de forma automatizada. No app Guia Bolso, por exemplo, você pode verificar sua situação financeira a qualquer hora e em qualquer lugar.

Planejamento financeiro

Planejar como as finanças serão conduzidas é uma ação fundamental para todo mundo que lida com dinheiro, seja ao final de um mês, seja no início. É importante cruzar as informações sobre seus vencimentos e os compromissos financeiros, como as contas a serem pagas e outras obrigações. A partir daí, é possível saber o que será deduzido de seu orçamento.

Montar um planejamento é fundamental para viabilizar o pagamento das contas sem que falte dinheiro para outras demandas. Para isso, é preciso dedicação e detalhamento ao colocar na ponta do lápis.

Com planilhas de computador ou aplicativos, é possível fazer isso sem maiores problemas, com menos trabalho e visualização dos compromissos financeiros mais objetiva e simples.

Investimentos

Investir tem se tornado cada vez mais uma demanda de quem tem objetivos financeiros bem definidos. Afinal, quem não quer obter maiores possibilidades de lucro com uma reserva de dinheiro? Há cada vez mais recursos tecnológicos voltados para investimentos, e alguns até funcionam como verdadeiros guias, ajudando quem ainda é iniciante.

Imagine receber dicas das melhores aplicações do mercado atualmente? Esses aplicativos conseguem atender os usuários nessas e em outras necessidades, como no simples controle da carta pessoal de investimentos, verificando o desempenho de cada uma das aplicações. Alguns permitem também a interação direta e agilizada com as corretoras financeiras no que diz respeito ao envio ou resgate de dinheiro.

Essas empresas também trabalham cada vez mais com ambientes on-line que facilitam a vida de seus investidores, oferecendo sistemas simples de visualização de aplicações e do desenvolvimento de cada uma delas. A maior prova disso são as fintechs, instituições financeiras com atuação totalmente voltada para a praticidade do meio on-line.

Acesso às contas

A facilidade que a tecnologia tem apresentado aos usuários é um avanço que não permite mais retrocesso. Desse modo, o segmento que não segue essa tendência acaba ficando para trás. É com base nisso que os bancos têm disponibilizado constantes recursos para seus correntistas, o que facilita a relação entre as duas partes e ainda serve como uma reação à atuação das fintechs. Cada vez mais soluções são apresentadas, mas o modelo tradicional de internet baking já funciona há algum tempo.

Acessar as contas na palma da mão é um dos grandes avanços dos serviços bancários nos últimos anos. Essa possibilidade facilita muito a maneira como os clientes acessam procedimentos simples como uma visualização do saldo atual da conta corrente, ou na checagem da fatura do cartão de crédito que ainda não fechou. Visualizar essas informações é muito importante para manter o controle financeiro.

Com um conceito simples, cada vez mais os aplicativos de internet baking têm evoluído e apresentado novas funcionalidades que permitem pagar boletos, fazer transferências, checar o status da conta e uma série de outras funções, inclusive um contato mais rápido com a instituição financeira. Ter amplo acesso às funcionalidades de correntista por meios digitais é fundamental no dia a dia.

Pagamento de contas

O ambiente de um banco não é muito prático por conta de uma característica recorrente: longas filas. Esperar demais para simplesmente pagar uma conta desmotiva muito o cliente e pode até mesmo causar atrasos e inadimplência. Entretanto, a tecnologia atual permite evitar esse tipo de experiência pouco agradável, otimizando o tempo de quem precisa cumprir seus compromissos financeiros.

Pagar contas é hoje uma das funcionalidades mais simples oferecidas nos aplicativos de internet baking. Esses apps geralmente possuem opções avançadas de leitura de códigos de barras por meio da própria câmera do celular, o que otimiza bastante o processo. Além disso, é possível agendar o pagamento dessas contas para o dia em que haverá saldo disponível para o usuário.

Para quem não quer dar nenhuma chance para o esquecimento, com os aplicativos é possível programar a função de débito automático para uma série de boletos, como de água, de luz, conta telefônica e até mesmo faturas de cartão de crédito, que podem descontar na conta corrente automaticamente no dia de seus respectivos vencimentos.

É possível ter um controle financeiro cada vez mais otimizado e seguro com as atuais opções tecnológicas oferecidas. Os aplicativos, aliás, têm cumprido bem com esse papel, assim como os ambientes digitais das fintechs.

Gostou deste post? Você pode ter acesso a muitos outros conteúdos como este assinando a nossa newsletter. Você receberá tudo diretamente em seu e-mail!