Com o desenvolvimento da internet, o termo UX Design ou User Experience Design (Design da Experiência do Usuário) se tornou uma palavra-chave do desenvolvimento de produtos. Mas, o que exatamente ele significa?

UX Design é o processo de criar produtos que oferecem experiências de uso relevantes. Isto envolve planejar cuidadosamente tanto sua usabilidade, quanto a satisfação que os usuários conseguirão obter ao interagir com eles.

Além disso, o design da experiência do usuário também é fundamental para calcular como todas as interações, desde a sua aquisição até a solução de problemas, incluindo aspectos como branding e design, funcionarão.

UX Design é extremamente importante nos projetos por uma série de motivos. Listamos os mais comuns a seguir. Confira!

UX Design economiza dinheiro

Pode parecer loucura, mas a experiência do usuário é importante a ponto de economizar dinheiro para a sua empresa. Se feita corretamente, ela pode ter um impacto duradouro na eficiência do seu website, aplicativo móvel e demais serviços.

Ao fazer escolhas inteligentes, com base em pesquisa, você conseguirá dar vida útil mais longa aos seus produtos de software. Por isso, em vez de investir em caros redesenhos sem uma justificativa, com UX Design você terá orientações precisas do que mudar e porque.

A longo prazo, você verá que essa iniciativa resultará em uma grande economia de recursos na sua empresa.

Experiência do usuário é um instrumento para conhecer melhor seu público

Você provavelmente conhece seus objetivos de negócio, mas, talvez, ainda não tenha todas as informações necessárias sobre quem é o seu público.

Se esta é a sua situação, saiba que a melhor maneira de conseguir esses dados é investigar a sua base de clientes e criar personas, metodologia utilizada em UX Design.

Personas são versões fictícias de pessoas reais que usam seus sites e tem personalidades, origens, necessidades e objetivos específicos. Elas são úteis para segmentar o seu público e descobrir o que é preciso fazer para proporcionar sempre a melhor experiência possível.

O seu verdadeiro sucesso em UX vem quando você descobre quem são essas personas, o que elas buscam e como é possível atendê-las.

É claro que o uso desses perfis não fica limitado à experiência do usuário. Seu departamento de marketing poderá se beneficiar dessas personas e realizar mais conversões, entendendo cada vez melhor para quem a sua empresa vende e quais os melhores canais para isso.

Crescimento e UX estão intimamente ligados

Em quase todos os seus aspectos, o crescimento está intrinsecamente ligado ao UX, afinal ele definirá como os usuários interagem com seu produto.

A experiência do usuário pode ser usada para construir um crescimento sustentável, minimizando atritos e aumentando a satisfação do cliente.

Na sociedade acelerada de hoje, sites e apps bem-sucedidos são aqueles que respondem com rapidez e eficiência às demandas do consumidor.

Design e software são, cada vez mais, baseados em design da experiência do usuário porque o consumidor se tornou o ponto focal desses trabalhos. Cabe a você estar sempre à frente da concorrência em termos de experiência de uso para diferenciar seus serviços.

Gostou de conhecer melhor UX Design e a sua importância no crescimento de um negócio? Para continuar conferindo outros conteúdos como este, siga nossas redes sociais! Temos perfis no Facebook, LinkedIn e Twitter. Até o próximo post!