Todo mundo já deve ter reparado na seção de widgets do celular, mas são poucos que aproveitam as vantagens que esse recurso oferece. Se você quer tornar suas interações com a tecnologia mais ágeis, práticas e inteligentes, os widgets podem te ajudar!

Quer descobrir mais sobre o que é widget e como ele funciona? Confira o nosso post!

O que é widget?

O widget é um tipo de atalho para os aplicativos que, além de agilizar o acesso ao app, oferece uma interface gráfica inteligente que já mostra parte do conteúdo do software na tela principal do aparelho eletrônico. Tal recurso pode incluir menus, barras de rolagem, botões ou caixa de entrada de texto, dependendo da formatação do widget.

O widget de um app de previsão do tempo, por exemplo, traz as temperaturas mínima, máxima e média na cidade já na tela principal do smartphone. Por meio de um clique no widget, já seria possível também acessar o aplicativo e conferir o restante dos recursos — probabilidade de chuva, umidade do ar, velocidade do vento, temperatura em outras cidades, etc.

O que significa a palavra widget?

Ninguém sabe ao certo. A palavra foi usada pela primeira vez em uma peça de teatro de 1924 chamada “Beggar on Horseback”. No texto, o termo widget era uma referência a objetos inanimados de alto valor comercial, não tendo qualquer relação com celulares ou aplicativos, já que na época esses itens ainda nem tinham sido inventados.

Atualmente, considera-se que “widget” veio de uma mistura das palavras em inglês “window” e “gadget”, que significam janela e dispositivo, respectivamente. Considerando-se essa origem, o widget poderia ser visto como uma janela de acesso ao app.

Como o widget funciona?

Por meio de um consumo mínimo de memória, o widget disponibiliza ao usuário uma série de dados predeterminados pelo software original, seja esse um aplicativo ou um programa de computador. Em geral, o software permite a escolha dos dados que estarão disponíveis ou até mesmo oferece diversos widgets com diferentes formatos para que o cliente escolha o que funciona melhor para ele.

Para que servem os widgets?

Basicamente, para facilitar o acesso ao aplicativo e ao conteúdo do aplicativo, não sendo necessário que você realmente abra o app para ter acesso às informações. Assim, você ganha em agilidade e praticidade e pode usar o tempo livre resolvendo outros problemas.

Qual a diferença entre ícones de atalho e widgets?

Os ícones de atalho são componentes muito mais simples que realizam apenas a ponte entre o clique no ícone e a abertura do programa ou do aplicativo. Já o widget possui uma interface gráfica própria que permite a execução de algumas funções simples sem que o programa seja acessado.

Como baixar um widget?

O widget faz parte da criação do aplicativo, nunca existindo fora do seu software de origem. Logo, assim que um aplicativo é baixado, os widgets associados a ele já ficam disponíveis para o usuário, podendo ser facilmente acrescentados à tela inicial.

O widget está disponível apenas para smartphones?

Não, praticamente qualquer programa ou aplicativo pode ter um widget, o que faz com que esse recurso esteja disponível tanto nos smartphones e nos tablets quanto no desktop.

Você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do widget? Deixe seu comentário aqui embaixo!